DESVENDANDO O MARKETING ONLINE E OFFLINE PARA IMOBILIÁRIAS
DESVENDANDO O MARKETING ONLINE E OFFLINE PARA IMOBILIÁRIAS
Como gestor da sua imobiliária, você está preparado para tomar decisões em relação às variáveis de marketing?
Como empresário do mercado imobiliário, você deve pensar em como está o composto de marketing da sua Imobiliária. Os 4 PS de marketing formam um conjunto que ajudam no planeamento de marketing a fim de desenvolver estratégias, para fortalecer e posicionar a imobiliária. Muitos acreditam que por terem uma agência de publicidade, estão com todos os problemas de marketing resolvidos. Muitas vezes, ouvimos isto quando questionamos uma imobiliária sobre o seu Planejamento de Marketing. As agências, ao contrário do que muitos pensam, prestam serviços na área de promoção e publicidade, ou seja, atendem apenas um ou dois dos 04 Ps de marketing que compõem o Mix de Marketing e são importantíssimos na construção da sua marca.
Você não pode interferir no mercado, mas pode administrar seus 4 “Ps” para adaptar-se e enfrentá-lo.
Quais são e como funcionam os 4 Ps do marketing na Imobiliária?
Como o mercado imobiliário mudou sua forma de fazer marketing online e offline?
Atrair, converter e se relacionar on-line como fazer isso?
O marketing de imobiliárias deve repensar suas estratégias, afinal o comportamento do consumidor mudou por causa das novas tecnologias. Com o acesso à internet facilitado, a forma como o cliente chega até os imóveis foi alterada. É preciso pensar em um marketing imobiliário que reduza os investimentos, aumente conversões, fidelize os clientes antigos e capte novos clientes por meio de estratégias digitais. Seus esforços de marketing devem ser direcionados para convencer a pessoa de que a sua imobiliária tem condições de ajudá-lo a chegar ao imóvel adequado, considerando todos os fatores envolvidos nessa compra. Lembre-se, só compramos de quem confiamos, só confiamos em quem conhecemos, e nos relacionamos. O marketing digital pode ajuda-lo a se tornar conhecido, e referência na sua cidade quando o assunto é imóvel.
Como gerar mais leads para sua imobiliária?
Aumentar a visibilidade da sua marca imobiliária?
Como atrair e se relacionar com o seu cliente?
Use esta mudança de comportamento a seu favor, saindo na frente, com estratégias de inbound marketing, que irão ajudar a sua imobiliária a se diferenciar, e manter seu crescimento, ou evitar a retração. Com um custo reduzido, o Inbound Marketing ganhou espaço no segmento imobiliário, sua precisão para avaliar uma campanha também é outro diferencial, pois mesmo empresas sem equipe de marketing podem analisar seus retornos de investimento (ROI). O primeiro passo é a Qualificação de Leads, que nada mais é que a sua lista de contatos e e-mails, você pode ainda usar ferramentas de higienização da lista, que eliminam e-mails desatualizados evitando que você tenha problemas com as ferramentas de disparo de e-mail, e ferramentas de captação de leads, (seu blog, seu site, seus anúncios)
As estatísticas indicam que hoje a decisão de compra leva de 9 a 12 meses, por isso é tão importante você manter um relacionamento com o seu suspect /prospect. Imagine-se iniciando um relacionamento, comece a “conversar” com este publico que já chegou até você e a partir daí mantenha a comunicação, através de conteúdos ricos, que interessem a este cliente. Seja matérias de decoração, negócios, dicas de financiamento, etc.
Alguns pontos básicos que você deverá checar antes de iniciar seu trabalho em marketing digital:
1.Site: essencial para qualquer trabalho on-line, verifique o desempenho, pois técnicas de SEO podem ajuda-lo a economizar um bom dinheiro em divulgação, mas necessitam de um site com bom desempenho. Com mais de 80% dos contatos de busca de imóveis feitos por celular, certifique-se do bom desempenho do seu site no celular. Por isso, aposte em um site responsivo, que se adapte a qualquer tela (computador, tablet, smartphone).
2. Gere tráfego para o seu site: agora que você verificou a parte técnica, pense em algumas ações simples e baratas que você pode fazer para aumentar o tráfego, ampliando a visibilidade da sua marca.
a) Insira botões de compartilhamento de mídias sociais na home de seu site (página principal) e na ficha dos imóveis.
b) Insira seu site em todos os seus materiais gráficos (cartões de visitas, folders, anúncios, etc)
c) Faça e-mail marketing, e coloque na peça link que redirecione o cliente para o seu site. Lá ele terá mais informações sobre o imóvel.
Seu site tem que ser mais que um portfólio de imóveis. Crie landing pages (páginas de cadastro) para lançamentos ou determinados imóveis). Mantenha um blog com conteúdos educativos sobre o mercado, dicas de turismo, dados da cidade, a estratégia editorial deve considerar a necessidade de conduzir o cliente por todo o processo de compra. Nesse caso, o primeiro passo, então, é atrair a sua atenção. Cumprido esse objetivo, a meta é fazer a aproximação com a marca da sua imobiliária.
3- E-mail marketing : Evite exagerar, algumas ferramentas de automação permitem que você tenha o controle daqueles clientes que estão interagindo com você, evitando enviar e-mail a quem não quer receber mais. O e-mail marketing quando feito com estratégia, é considerado uma excelente ferramenta para aumentar suas vendas também.
4- Vídeos e apresentações: há muitas formar de utilizar as redes sociais, na área imobiliária, o Youtube, é a que mais cresce, principalmente falando de lançamentos. Pesquisa mostra que 60% dos clientes preferem ver imóveis em vídeo. Esta rede é bem indexada pelo Google, isto aumenta a chance do seu imóvel aparecer no buscador.
Agora que você já conhece algumas plataformas, e ferramentas que pode utilizar, lembre-se que um bom planejamento de marketing exige um profundo conhecimento do seu público alvo. Leve em consideração o perfil do público da sua imobiliária e quais redes sociais ele costuma acessar. Lembre-se de abrir canais que facilite o seu cliente responder rapidamente aos seus esforços de marketing, ofereça chat online, telefone e e-mail, parece lógico, mas é bom ficar atento.
É claro que o marketing tradicional você já domina, mas é sempre bom lembrar que ele pode está unido com o digital, não se esqueça das placas, e se você participa de eventos, plantões de vendas, unidades decoradas e mídias impressas que podem atrair pessoas para a sua imobiliária, lembre-se de mostrar digitalmente sua participação, bem como de levar estas pessoas para o seu site.
Se os resultados não forem o que você estiver esperando, é o momento correto para fazer ajustes e redirecionar seus esforços até acertar. Monitore seus resultados, é impossível ter certeza se você está acertando no seu marketing para imobiliárias sem acompanhar os seus resultados. E uma das principais vantagens do marketing digital é a possibilidade de monitorar métricas em tempo real com alta precisão, e você como gestor deve acompanhar de perto estes resultados.
Comece hoje todas estas ações e lembre-se que o seu marketing off-line e on-line devem caminhar juntos, e podem ser ferramentas diferentes para ajuda-lo a alcançar seus objetivos. Sejam eles: aumentar sua visibilidade, suas locações ou suas vendas.
Um proprietário de imobiliária, não deve assumir a “profissão” de marketing, mas deve compreender estas novas ferramentas e formas de posicionar sua empresa no mercado, para que possa cobrar dos profissionais responsáveis, e dirigir suas ações com foco nas seus objetivos e metas. Saia da multidão, inove. O ideal é pensar e se comunicar de forma criativa e diferente, ressaltando sempre os melhores atributos do produto e da sua imobiliária, destacando seus diferenciais.
Seguindo essas sugestões o trabalho do marketing da sua empresa será uma arma extremamente poderosa e terá um efeito propulsor nos resultados e performance da sua imobiliária, rumo a liderança. Mas se você quer se aprofundar um pouco mais, e sabe que só o marketing poderá ajuda-lo a construir um futuro seguro para a sua imobiliária, conheça nosso Curso Desvendando o marketing on-line e off-line para imobiliárias.
Roseli Dias
Boa tarde,