Previsões para o mercado imobiliário e 5 motivos para você ter locação na sua imobiliária.
Previsões para o mercado imobiliário e 5 motivos para você ter locação na sua imobiliária.
Previsões para o mercado imobiliário e 5 motivos para você ter locação na sua imobiliária.
Iniciamos o ano de 2020 com uma expectativa positiva de crescimento na economia e o cenário de reaquecimento do setor foi causada pela junção de alguns fatores socioeconômicos, o importante é que o segmento imobiliário se destacou na área de serviços e suas atividades estão entre as que mais se desenvolveram. As expectativas são altas para o mercado imobiliário em 2021 e isso por dois motivos: a diminuição da taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) e novo programa do governo federal, o Casa Verde e Amarela. E isto é ótimo, mas já perceberam que quando falam em aquecimento ou não aquecimento do mercado imobiliário é sempre sobre “vendas” que estão falando?
E isto não é diferente dentro das imobiliárias, há trinta anos atendo diretamente imobiliárias, e por diversas razões percebo que a “locação” é sempre deixada de lado. As desculpas são sempre as mesmas: muita dor de cabeça e pouco lucro. O dono de imobiliária é muitas vezes um “corretor”
Se as expectativas são altas as dúvidas não são poucas. Com a pandemia muita coisa mudou, processos inteiros foram transformados. Entre os diferentes entendimentos que temos não podemos nos esquecer da principal característica do mercado imobiliário: seus ciclos. Quem vivenciou outras crises sabe que após um ciclo de abundância em vendas é natural que isto não permaneça e que as “vendas” iniciam sua queda e a “locação” passe então a ter seu ciclo de abundância.
O dono de imobiliária, como empresário, deve então se preparar para planejar, agir e estruturar financeiramente seu negócio. Uma das formas de se blindar dos movimentos do mercado e da falta de previsibilidade do faturamento das vendas é tendo a locação como mantenedor financeiro da imobiliária. Aquele faturamento certo que você coloca no seu fluxo de caixa e que paga os custos da sua operação. Mas não é só isto, hoje a “exclusividade” praticamente acabou e está no cliente “locador” a decisão, não de que imóvel ele vai comprar ou alugar, mas qual de qual “imobiliária” ele quer esta intermediação.
Como consultor especializado em imobiliárias, o que posso te dizer, é que a “imobiliária do futuro” deverá estar mais bem preparada para verdadeiramente prestar um bom atendimento e não apenas intermediar problemas entre locador e locatário. A imobiliária terá desafios de preparação de sua equipe nas questões de conflitos como: acerto final, renegociação, renovação do aluguel, além de que os profissionais do administrativo da locação querem mais valorização e vislumbrar possibilidade de crescimento profissional dentro da imobiliária. A imobiliária do futuro que terá sucesso será aquela que conseguir melhorar a produtividade de sua equipe, manter controles mesmo em caso de home office, manter a sua locação crescente gerando assim o resultado que interessa que é mais locação com menos desocupação pois é somente assim que a carteira de locação crescerá.
Agora que vimos e analisamos o cenário e a importância da locação destaco mais cinco pontos que fazem da locação a grande responsável pela imagem de líder em uma cidade.
Reflita:
Quais a imobiliárias líderes na sua cidade? Quais são suas características? Elas têm locação?
5 motivos para você ter locação na sua imobiliária
1) Para interessar a mais clientes
As vendas podem representar lucro e até visibilidade, mas existem muitos indivíduos que não querem comprar e sim alugar. Muitas razões justificam essa preferência: a opção de pagar uma quantia menor mensal, a falta de capital para utilizar em uma compra, o fato da moradia em determinada cidade ou bairro ser somente temporária etc. A venda deve, sim, ser explorada, mas possuir sempre imóveis para locação possibilita um público maior para a imobiliária. Uma maior visibilidade da sua marca, pois no varejo o dia a dia da locação tem um volume maior de clientes na sua empresa.
2) Contato com os clientes que pode transformar-se em venda
Até os corretores e gestores que estão interessados prioritariamente em vendas podem beneficiar-se do uso da locação. Estando o corretor conversando com o cliente ele pode conseguir que essa pessoa alugue, goste do atendimento e indique a imobiliária para quem quer comprar.
A locação é uma forma de a empresa falar com o público, ouvir o público, e isso pode acarretar vendas. E lembrando que a exclusividade praticamente acabou, se antes ter o estoque era o seu diferencial, invertemos “tendo o cliente” você certamente terá o imóvel.
3) A locação ajuda a manter o equilíbrio da imobiliária
Reforçamos aqui o fato dela ser sua receita recorrente, garantindo previsibilidade de faturamento. Falando em finanças, se as vendas estiverem mais fracas, por exemplo, o recebimento dos aluguéis ajuda a manter a imobiliária sem tanto aperto. Se a renda das vendas não entra, pelo menos há o dinheiro das locações entrando mensalmente.
O mercado muda continuamente, em ciclos de “venda” e “locação”, como empresário você não pode ficar refém do próximo ciclo de venda, para garantir a manutenção do seu negócio.
4) Locação rende: hora de acabar com mitos
Quem é, e quem não é funcionário de imobiliária, conhece a ideia de que as vendas são as responsáveis pelas finanças. Contudo, existe uma coisa que necessita ser compreendida e guardada por todos os envolvidos nesses estabelecimentos: as locações rendem e muito.
Há um tempo, os aluguéis eram mais baixos. O cidadão conseguia alugar um bom imóvel, não importa qual, por um valor abaixo do que é cobrado hoje. A locação em si já acarreta mais quantias para a imobiliária. Se o preço for mais alto, como em situações de deterioração e de crise, essa quantia é maior ainda.
5) Mais possibilidades de aprendizado
Aumentando-se o limite das atividades imobiliárias percebemos que os profissionais precisam aprender, estudar e ampliar seu conhecimento. Existem cursos que ensinam a imobiliária a usar a locação como uma vantagem para o empreendimento, tirando dela aprendizados cruciais.
Importante: nenhum treinamento que é realizado pelos profissionais para atuar com locação é perdido. Afinal, técnicas relacionadas à negociação e conhecimentos de mercado podem fazer parte das vendas. Assim, nota-se que a locação é também um impulso para que as práticas sejam requintadas, culminando em mais contratos.
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Andrea
Muito esclarecedor.
Obrigada