Como alavancar as vendas imobiliárias com o marketing digital?
Como alavancar as vendas imobiliárias com o marketing digital?
Se tem um setor que só cresceu entre nós nos últimos anos, é o da construção civil e da arquitetura, mesmo em tempos de crise e recessão, por trás dele está o serviço das imobiliárias, corretores e demais profissionais da área.
Ao mesmo tempo, nem é preciso dizer o quanto a internet como um todo tem se disseminado e ganhado importância cada vez maior.
Por isso, ao falar em marketing digital imobiliário, juntamos duas ótimas tendências.
Basta considerar que a ação de uma empresa de avaliação de imóveis na internet é algo que pode mudar sensivelmente os seus resultados, tanto perante o mercado e os parceiros que ela possa conseguir ,quanto em relação à clientela e ao público-alvo.
Lembrando que a internet não é um bloco único, mas sim um universo de possibilidades. O que também explica um pouco de seu poder de influência.
São motores de busca, redes sociais, marketplaces, website próprio, blog, vlog, aplicativos móveis e muito mais.
Certamente, a internet foi e é um dos maiores fenômenos em termos de democratização dos veículos de mídia. Qualquer empresa ou mesmo empreendedor pode marcar presença em uma dessas plataformas, quase sempre de graça.
Ao mesmo tempo, essa popularização também contribuiu para uma concorrência muito maior.
Por exemplo, pesquisando por projeto comercial e residencial é possível encontrar centenas ou mesmo milhares de resultados, tudo em poucos segundos.
Mas, no fim das contas, qual empresa vai sair na frente? Destacando-se na multidão e realmente ganhando aquele cliente que está no momento de compra. Para responder essa pergunta é que escrevemos este artigo.
Além de detalhar várias estratégias de marketing digital imobiliário. Mostraremos também as vantagens e benefícios que isso pode trazer no curto e longo prazo. Bem como a importância de fazer tudo isso de modo planejado e racionalizado.
Um ponto bacana é que o aquecimento do setor imobiliário estimula também outros nichos transversais, como empresas que instalam teto de gesso para sala, assim como as próprias imobiliárias crescem quando a construção civil também cresce.
Neste sentido, as dicas que seguem podem ser aproveitadas ou assimiladas pelas estratégias de várias outras firmas que giram em torno desses segmentos maiores.
Por isso, é que também lançamos mão de exemplos concretos, para ajudar na assimilação.
Desta maneira, se o seu interesse é mergulhar de cabeça em alguns recursos simples que podem virar a chave de sua imobiliária. Aumentando a captação de leads e as vendas em geral, então basta seguir adiante até a última linha deste texto.
O que é marketing digital e quais as suas vantagens para alavancar as vendas?
Até aqui já ficou claro como é importante conciliar o setor imobiliário com o marketing digital, especialmente porque são duas frentes que crescem igualmente. Mas, é preciso aprofundar em algumas definições e alguns desses benefícios.
Por exemplo, é preciso ficar claro que tudo isso gira em torno de tendências. Que remetem às novas gerações de compradores, que já nasceram com acesso redobrado à tecnologia e à informação de modo geral, e por isso têm outro tipo de comportamento.
Assim, se antes uma empresa que trabalhava com piso laminado instalado precisava esperar o crescimento vir por meios como o do “boca a boca”, ou então fazer panfletagem na região, atualmente a postura dela precisa ser diferente.
Não se trata de denegrir o marketing offline, pois ele também funciona e tem sua importância. Mas sim de verificar que o cenário cresceu muito.
Hoje uma pessoa pode acessar a internet e consumir conteúdo por vários dispositivos diferentes, tais como:
- Desktop e laptop;
- Videogame;
- Relógio;
- Celular e tablet;
- Televisão.
Enfim, até consoles de videogame e relógios inteligentes já permitem que qualquer um abra um site e entre em contato com uma empresa por ali mesmo.
Portanto, o marketing digital é, basicamente, o grande veículo que permite marcar presença nesse novo universo de possibilidades.
As vantagens de fazer isso consiste justamente no fato de que assim a marca se torna muito mais presente e fortalecida.
Tenha um blog próprio
Embora a internet tenha muitas plataformas nas quais qualquer um pode se inscrever com poucos cliques, das quais ainda falaremos abaixo. É preciso que uma imobiliária comece marcando presença com um website próprio.
Na verdade, simplesmente ter um site já não basta. Então ela precisa anexar um blog à página, para que possa escrever arquivos frequentemente e com isso estabelecer uma comunicação de maior qualidade com o seu público-alvo.
Este é um dos principais modos de alavancar as vendas imobiliárias na atualidade ou mesmo de captar leads e criar um banco de contatos voltados para locação de móveis.
Não importa qual seja o perfil de cliente que você busca, pois os conteúdos criados é que vão se voltar para isso e determinar quem afinal vai acabar entrando em contato.
O importante é que você traga conteúdos originais e de qualidade, que sejam realmente capazes de agregar valor à vida dos leitores.
Por exemplo, títulos como “10 motivos para fazer locação de espaço comercial” têm uma alta procura, de modo que criar materiais nessa linha pode fazer toda diferença.
Outra dica valiosa é dar uma sortida no formato dos conteúdos, não se prendendo apenas a textos. É possível fazer algo multimídia, que traga também áudios, vídeos explicativos, infográficos, slides e recursos semelhantes, gerando uma experiência marcante.
Como promover o conteúdo?
Depois de criar os melhores materiais do seu segmento, trabalhando as palavras-chave que mais atraem o seu público, é preciso focar um pouco na distribuição desse material.
O primeiro grande passo para fazer isso e assim alavancar as vendas imobiliárias é por meio do SEO (Buscar Engine Optimization), que faz a Otimização de Páginas para os Motores de Busca.
De fato, se apenas ter um website não é o suficiente, por isso você precisa de um blog. Infelizmente escrever os melhores artigos ou gerar os melhores conteúdos também não basta, é preciso ir além.
Como vimos lá no começo, hoje a concorrência digital é muito grande, então você deve fazer algo de excelência.
Se um artigo trata de sala de reunião para alugar, é fundamental que ele esteja bem otimizado e que a configuração da página seja boa.
As maiores dicas nessa área incluem a gestão da palavra-chave, para que você utilize as mais assertivas.
Bem como a gestão dos links, para que o leitor navegue bem dentro do seu site. Sobretudo com sites de marcas já consagradas no seu segmento.
Além disso, é preciso pensar na experiência em termos de layout. Por meio de uma identidade visual e de uma usabilidade que permitam um acesso rápido e facilitado.
Sem falar que a mobilidade também é um elemento de SEO. Pois ela garante que o visitante abra seu site em qualquer dispositivo, e que ele se adapte à tela.
As mídias ou redes sociais
Queira chamar de rede social ou de mídia social, o fato é que hoje essas plataformas se tornaram incontornáveis. Ou seja, uma imobiliária que quer alavancar as vendas precisa marcar presença nelas.
O grande segredo aqui é não perder a mão no sentido de continuar oferecendo um bom conteúdo.
Inclusive, uma dica de ouro é utilizar o blog como base da sua agenda editorial. Assim os posts das redes vão ter uma base bem melhor.
Em outras palavras, um artigo sobre empresa de portaria e recepção, que teve boa aceitação, pode virar uma sequência de cinco ou sete posts menores.
Assim você respeita o fato de que as mídias sociais são mais dinâmicas. Mas nem por isso deixa de oferecer conteúdo bom.
Outra dica de ouro é considerar a proposta de cada rede social. Algumas focam no texto curto, outras na foto, outras ainda no vídeo e daí em diante.
Não tente lutar contra a proposta da plataforma. Em vez disso, adapte seu conteúdo ao formato e engaje muito mais gente.
O poder da tecnologia para alavancar as vendas
Por fim, não podemos falar em alavancar as vendas imobiliárias por meio do marketing digital sem entrar na questão das tecnologias e da automação de processos.
O maior exemplo nessa área é o dos CRMs (Customer Relationship Management), que fazem a Gestão de Relacionamento com o Cliente, mas de modo totalmente disruptivo.
Com esse programa é possível criar uma conta para cada lead, assim você consegue saber se ele prefere ler sobre piscinas indicadas para casa no campo ou impermeabilização de piso, o que já permite que seu contato tenha mais assertividade.
Além disso, é possível programar ações em massa, como disparo de e-mail, de SMS e até ligação telefônica.
Com isso você acompanha cada cliente desde a pré-venda até o pós-venda. Dando um suporte customizado, o que vende e fideliza muito mais.
Conclusão
Sendo assim, quando você junta o marketing digital, que só cresce a cada ano que passa. Com o setor imobiliário, que segue na mesma linha, o resultado é dos melhores.
Entretanto, para isso é preciso entender a fundo os modos de alavancar as vendas. Marcar presença e conseguir resultados que se mantenham no tempo, tal como detalhado acima.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.