Construtoras descobrem o mercado de locação, concorrência ou possibilidade de novas parcerias?

Construtoras descobrem o mercado de locação, concorrência ou possibilidade de novas parcerias?
Gestão da Locação / Mercado Imobiliário

Construtoras descobrem o mercado de locação, concorrência ou possibilidade de novas parcerias?

Muitas são as dúvidas sobre o futuro do mercado de locação de imóveis, são vários os fatores que impactam neste segmento. A começar pela transformação digital, e mudanças de hábito dos consumidores. Pesquisas de comportamento mostram que 80%dos Millennials (geração Y, também chamada geração do milênio, geração da internet, ou milênicos se refere aos nascidos após o início da década de 1980 e até ao final da década de 1990) preferem o aluguel a compra da casa própria, além de sempre darem mais valor a experiência que a posse do produto. Outra pesquisa do IBGE mostra que mesmo no Brasil o “sonho da casa própria” já não é a preferência nacional, e que tem perdido para o “sonho de viajar”.
Esta nova geração, já familiarizada com a digitalização dos produtos, e a uberização dos serviços, querem agilidade nas decisões. Assim, é urgente que o setor esteja cada vez mais aberto às soluções da tecnologia e inovação.
Com todas estas mudanças, com a perspectiva de atingir este nicho de mercado algumas construtoras estão diversificando e atuando como Administradoras de Locação. O sucesso do novo negócio, tem levado algumas construtoras a empreender em novos imóveis com o objetivo de alugar, em vez de vender. O alto custo do imóvel tem tornado o sonho da casa própria em um pesadelo. Muitas opções são imóveis distantes do local de trabalho, e com trânsito carregado, vários profissionais, especialmente os mais jovens preferem morar perto do emprego, em vez de investir na casa própria.

A imobiliária que não tem locação certamente irá morrer.

Quem me acompanha sabe que esta sempre foi minha tese, sempre vi e tentei mostrar a importância da locação no mercado imobiliário, e como ela pode ser rentável e trazer segurança, atuando como uma verba recorrente da Imobiliária.
“A Imobiliária que não tem locação, eu não pergunto se ela vai fechar, mas quando ela vai fechar?”, ou seja não há dúvidas que a imobiliária que não atua na locação está com seu futuro comprometido. Some-se a estas mudanças as novas tecnologias.
Várias ferramentas de automação podem ajudar a imobiliária, sem que necessariamente ela seja uma imobiliária digital. Afinal se você pode oferecer o melhor dos dois mundos, por que não tornar isto seu diferencial? As ferramentas de automação podem deixar seu atendimento mais eficiente, reduzindo o tempo gasto com tarefas repetitivas. Você pode saber mais lendo nosso artigo: “TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DA SUA IMOBILIÁRIA – DO APERTO DE MÃO AO APERTO DE BOTÃO”.
Pense como consumidor, se algo for criado para beneficiar você em detrimento da imobiliária/intermediário, por que ele não utilizaria?

Com todas estas informações as construtoras também perceberam este nicho de mercado, e como poderiam aumentar seu faturamento através deste novo negócio. Selecionamos três construtoras que já estão atuando e um breve resumo da sua atuação.
Construtoras que já atuam na área de locação:

MRV
A MRV também tem uma empresa própria para locação, chamada Luggo, com um prédio em operação em Belo Horizonte e outros edifícios em obra. HM Engenharia, empresa da Mover (antiga holding Camargo Corrêa S.A.), fechou parceria com a plataforma de aluguel de imóveis Quinto Andar para locação de unidades do estoque da incorporadora.

CYRELA
A incorporadora Cyrela formou uma joint venture com o fundo Canada Pension Plan Investment Board (CPPIB) para entrar no mercado de locação de imóveis residenciais. “Ainda não quero falar muito. A renda residencial deve ser um segmento interessante no leque imobiliário. Queremos testar”, disse o copresidente da Cyrela, Rafael Horn, durante teleconferência ontem com investidores e analistas.

VITACON
Com a maior demanda dos brasileiros por flexibilidade na moradia, a Vitacon lançou em janeiro o primeiro condomínio da Housi, startup de aluguel, na capital paulista. O edifício, 100% focado em locação, conta com apartamentos mobiliados, segurados e até com serviço de camareira — em estilo semelhante aos flats executivos.
Os grandes grupos de construção e incorporação imobiliária do País apostam cada vez mais em parcerias e joint ventures com empresas de seus segmentos em outros estados para garantir espaço em praças onde ainda não têm forte atuação. Por outro lado, imobiliárias frequentemente buscam maneiras de ampliar o alcance e diversificar o portfólio. Neste contexto, uma ótima opção para gestores de imobiliárias é buscar fechar parcerias com construtoras, para juntos conquistarem esta fatia, afinal sua especialidade na administração de
locação de imóveis poderá ser vantajosa para todos. Conclusão: fique atento as transformações do mercado, e as possibilidade de faturar ainda mais. Se locação é um assunto que você gosta veja estes materiais disponíveis para você se aprofundar no assunto.

E-books:
A Locação Imobiliária – Do aperto de mão ao aperto do botão

Transformação digital- Do aperto de mão ao aperto do botão

Infográfico:
Administração da Locação, o que é visto e o que não é visto pelo seu cliente.

E você, como está a sua locação? Veja o conteúdo programático do nosso curso “A Locação como Receita Recorrente”, e prepare-se para crescer em 2020.

Comment (1)

  1. Luís Dorneles de Moraes

    Perfeito como sempre!!!

    25/11/2019 at 21:12
    |Reply

Leave your thought here

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Útimas publicações:
Categorias: