DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA 2019
DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA 2019
Não perca o prazo, este ano teremos uma semana a menos.
Respondemos as principais dúvidas sobre a declaração de imóveis, baixe o guia.
Os primeiros meses do ano são sempre marcados por um grande volume de contas e obrigações. A festa acabou, e além de ter que pagar os gastos resultantes deste período, é necessário ficar atento aos impostos como IPTU, IPVA, e a declaração de imposto de renda. Fique atento que o prazo vai até o dia 30 de abril, mas não deixe para última hora, é comum o sistema não dar conta e travar.
Em 2018, visando colher mais informações sobre o contribuinte foram feitas diversas alterações, que estavam em fase de teste e eram facultativas. Mas que este ano serão obrigatórios, e essencial para evitar a malha fina da Receita Federal. Na área de imóveis, há sempre muitas dúvidas, por isto fizemos um GUIA com foco na declaração das transações imobiliárias, que irá ajudá-lo nas declarações de compra, venda, e aluguel de imóveis. Você pode baixa-lo gratuitamente.
Principais mudanças da IR de 2019
Ressaltamos aqui apenas alguns que valem para todos, para saber mais, baixe o guia com detalhes para declaração de imóveis.
Durante o período de teste, era facultativo informar à Receita Federal o CPF de dependentes de qualquer idade. Mas a partir de 2019, essa informação será obrigatória, sempre ressaltando que não importa a idade, incluindo bebês, se declarado dependente. Um outro fator diz respeito a informação da alíquota efetiva para o cálculo do imposto, ela agora deve constar ao lado dos impostos a pagar ou restituição a receber. Fique atento ao preenchimento de campos destinados às informações complementares que em 2018 era facultativo e passa a ser obrigatório.
A tecnologia mudou muitas coisas, incluindo a forma como é feito o cruzamento de informações da Receita Federal. Hoje a Receita já usa a inteligência artificial e segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, o auditor-fiscal Joaquim Adir, a recomendação é: “preencham todos os campos na declaração para evitar problemas com a malha fina.” Este ano também, a Receita Federal cruzará mais dados com o eSocial em busca de inconsistências.
Espero que esse guia auxilie na sua declaração, mas lembre-se que na dúvida é sempre melhor consultar um profissional.
– GUIA – IMPOSTO DE RENDA 2019
– Baixe o programa para fazer a declaração.