O dilema da contratação e a síndrome da imobiliária escola.
O dilema da contratação e a síndrome da imobiliária escola.
CANSADO DE FORMAR E PERDER EQUIPE?
Todo proprietário ou administrador de imobiliária sofre com a dúvida:
- Treinar, investir tempo e correr o risco de perder corretor para a concorrência?
- Não treinar, e ter uma equipe de vendas fracas, e com isto perder negócios?
Com mercado imobiliário em constante transformação, todo gestor de imobiliária sabe que o sucesso de uma contratação, vai muito além das características de competência técnica do profissional contratado. Atendendo a imobiliárias em todo Brasil, observei ao longo da minha carreira, que como em qualquer relacionamento, a relação gestor e seus corretores, é uma via de mão dupla. O respeito e a ética, devem ser premissas para os dois lados.
A primeira coisa é entender que o treinamento deve ser de acordo as diferentes do desenvolvimento do corretor. Em um primeiro momento é importante se limitar aos aspectos técnicos do negócio, agilizando assim processos da imobiliária, não se deve entrar nos aspectos de gestão de negócios, o que muitas vezes é um limite tênue, e muitos gestores bem-intencionados, acabam que por “entregando o segredo do sucesso da sua imobiliária”, para alguém que a qualquer momento pode deixar a equipe. Por isto a qualificação deve tornar sua equipe apta, a analisar as rotinas diárias, tanto nos departamentos de locação quanto de vendas, identificar problemas, gargalos e atividades que não agregam valor contribuindo assim para o bom fluxo de trabalho.
Com uma equipe bem preparada tecnicamente, é possível que você encontre oportunidades de melhoria, racionalize recursos e elimine desperdícios e crie processos ainda mais eficientes. Apesar de muitos erros parecerem pequenos, seja em “vistorias ou documentações”, estes podem gerar grandes prejuízos financeiros para a imobiliária. Por isto percebemos que muitas vezes o que falta a imobiliária, é um POP (Procedimento Operacional Padrão), nós vamos falar mais profundamente dele no próximo artigo. Mas podemos resumir o POP – Procedimento Operacional Padrão como sendo um documento que resume um grupo de instruções e descrições de uma determinada atividade padronizando uma rotina, um passo a passo ou atividade do dia a dia, pertinente à imobiliária. Com isto, sua imobiliária poderá treinar a equipe na rotina, o que já eliminaria uma série de pequenos erros e equívocos, garantindo a qualidade do serviço prestado. Mas é claro este seria apenas um dos muitos treinamentos de uma equipe, existem outros treinamentos e ações para manter esta equipe coesa, e fiel. Afinal não existe nada mais frustrante do que se tornar uma “imobiliária escola”, perdendo pessoas a quem você depositou confiança e acreditou no desenvolvimento.
Sua imobiliária é uma imobiliária escola?
Você treina tão bem seus corretores que as outras imobiliárias buscam novos profissionais na sua equipe?
Algumas imobiliárias treinam tão bem seus corretores de imóveis, que passam a ser uma referência na cidade onde atuam, na formação de corretores e profissionais para atuarem no mercado imobiliário. Mas é preciso lembrar que além dos aspectos estratégicos, o treinamento é um custo, portanto deve ser visto como investimento, por isto além do treinamento técnico para o cargo, garantindo que este profissional saiba o que fazer e como fazer de acordo com o que a imobiliária espera dele. Outro aspecto a ser considerado é o compromisso e comprometimento deste corretor ou funcionário com a imobiliária e a carreira. Por isto, é responsabilidade do Gerente Comercial de Vendas, o treinamento da sua equipe, pois além dos aspectos técnicos, este tem ou deveria ter uma proximidade com a equipe para identificar necessidades individuais. Com isto ele poderá avaliar com melhor precisão o compromisso e o comprometimento de cada membro da equipe e equilibrar os investimentos em treinamento e retenção dos talentos.
É difícil de impedir que um funcionário se torne um concorrente no futuro se ele tiver esse objetivo, alguns advogados, sugerem que o empresário deva se proteger colocando uma cláusula de não concorrência no contrato de prestação de serviços, com vigência a partir da rescisão, mesmo assim, sempre haverá risco. Para mim, sem dúvida, criar um elo entre o corretor, o funcionário e a imobiliária, é a mais potente forma de manter uma equipe qualificada, e o seu grande diferencial competitivo. Por isto quando falamos em treinar e motivar equipes, o endomarketing será nossa principal ferramenta. Atuando há mais de trinta anos no mercado imobiliário, temos inúmeros cases de sucesso que usaram o endomarketing como ferramenta, na diminuição da rotatividade, garantindo carreiras de sucesso e empresas bem-sucedidas. Você poderá ler e assistir o vídeo de um dos nossos casos de sucesso, ganhador do Top de Marketing 2019.
Com a experiência que tenho acredito que podemos resumir os aspectos importantes, porém intangíveis que a sua imobiliária precisa fazer com que o funcionário entenda, e assim garantir sua estabilidade e comprometimento:
a) Sua identidade corporativa, seu diferencial como imobiliária, a cultura e valores, que são repassados a equipe e que criam uma unidade de pensamento. Esta cultura é que atrai ou repele funcionários.
b) O clima organizacional de uma imobiliária é outro fator decisivo na manutenção da equipe, principalmente equipes de venda, a humanização envolve respeito, transparência e ética nas relações. É natural o clima competitivo entre equipes, principalmente nos corretores de imóveis, mas é o endomarketing que fará o papel definitivo de avaliação e diferenciação dos principais talentos, criando um ambiente onde todos se sintam valorizados, e aceitos.
c) Políticas de remuneração, são importantes para deixar claro quais são os critérios que norteiam as questões salariais, evitam desmotivação e encorajam profissionais corretores comissionados ou atendentes de locação, a buscarem mais qualificações e a fim de conquistarem novas oportunidades na mesma imobiliária.
Agora que você já preparou sua base e compreendeu que a manutenção da sua equipe é fator primordial para o sucesso da sua imobiliária. Vamos falar um pouco mais sobre a função do gerente comercial, e como ele pode ser preparado para levar a sua equipe a altos níveis de comprometimento e produtividade.
Quais as habilidades necessárias para a formação de um gerente de vendas imobiliárias?
Quais são as ferramentas e visão necessárias para um bom desempenho?
Como você pode observar, são muitas as diferentes habilidades que um gerente comercial deve desenvolver. É lógico que algumas destas aptidões são natas, outras devem ser desenvolvidos através de cursos e leituras. Por isto no nosso curso Formação de Gerente de Vendas para Imobiliárias, incluímos além dos módulos que ajudam o profissional a entender as diferenças entre liderar e gerenciar uma equipe, algumas ferramentas de gestão de pessoas e endomarketing, para que este possa identificar o perfil de cada um dos corretores, e assim aplicar o treinamento mais adequado, ou ação de endomarketing que considere ideal para aquele momento.
São muitas as ferramentas de endomarketing utilizadas em uma gestão de equipe com foco em fidelizar e aproximar os colaboradores. Ao longo destes mais de trinta anos atuando como consultor especializado em imobiliárias, tive a oportunidade de desenvolver casos de sucesso, dois destes casos receberam o prêmio top de marketing. Empregando ferramentas de endomarketing, estes cases mostram que é possível ter resultados positivos e equipes coesas, de maneira criativa, criando canais de comunicação, realizando treinamentos focados em resultados de vendas, e acima de tudo criando um ambiente onde todos se sintam valorizados, como profissionais e pessoas. Você pode assistir aos depoimentos dos nossos clientes nesta playlist.
O importante é compreendermos que as principais funções do gestor da imobiliária, e/ou do gerente de vendas, seja: contratar, treinar, motivar, e controlar sua equipe. Nenhum profissional tem todas estas qualificações natas. Por isto muitas vezes o “ótimo corretor” nem sempre será um “bom gerente”. Pois o cargo de gerência exige uma série de habilidades e ferramentas, e um profissional que saiba utilizá-las. Quando preparei meu curso Formação de Gerente de Vendas para Imobiliárias, busquei possibilitar aqueles que buscam uma formação em gerência, uma formação completa com diferentes ferramentas e técnicas. O que resultou num curso com mais de 40 vídeo-aulas.
Nestes mais de trinta anos atuando como consultor e palestrante do mercado imobiliário, pude entender como são diferentes não só em relação à compra e à venda de um imóvel através do sistema de exclusividade, como também varia o valor real a ser pago pela comissão sobre a venda. Apaixonado e estudioso da área, percebi neste período que a atitude do consumidor para com o corretor de imóveis/imobiliária está diretamente relacionada a expectativa deste cliente, ou seja, o que ele espera em relação a imobiliária. O que muda todo o sentido da negociação imobiliária, tanto no que se refere à comissão sobre a venda, quanto em relação à maior fidelidade do cliente. Resumi então algumas atitudes que os corretores de imóveis e as próprias mobiliárias podem incorporar para alcançar o sucesso neste mercado, em um e-book A união é o que traz o sucesso, baixe o e-book grátis
Este é um assunto que não se esgota em um único texto, salientamos os principais aspectos aqui no Blog, e sem dúvida um profissional especializado é sempre a melhor alternativa para assessorá-lo neste processo, mas você gestor imobiliário, será o decisor, por tanto não deixe de nos consultar e enviar sugestões e dúvidas sobre o assunto.
Não deixe de cadastrar seu e-mail e de fique atento para o próximo artigo onde falaremos sobre o POP, Procedimento Operacional Padrão.
Maria Celia
Boa tarde, Podem apresentar uma proposta para desenvolver procedimento operacional padrão
celso roberto vignadelli
muito bom, bem colocado, espero receber mais informações
celso roberto vignadelli
bEM FUNDAMENTADO, OS PROFICCIONAIS QUE ATUAM NO MERCADO NÃO SE INTERESSAM EM ENRIQUECER SEUS CONHECIMENTOS, NÓS EMPRESÁRIOS DEVEMOS FAZE LO, ASSIM ESTAREMOS BEM NO MERCADO.