Imobiliárias agilizam e implantam assinatura digital para contratos de aluguel. Entenda a validade legal, rubricas e mais!
Imobiliárias agilizam e implantam assinatura digital para contratos de aluguel. Entenda a validade legal, rubricas e mais!
O uso de ferramentas digitais veio para facilitar, agilizar, e otimizar os processos, e têm sido adotadas por muitas empresas, incluindo imobiliárias. Entre as ferramentas é cada vez mais comum a utilização da assinatura digital nos contratos, o que torna possível economizar tempo e dinheiro evitando o envio de documentos e/ou reconhecimento de firma. Com o advento das imobiliárias digitais/startup de tecnologia focada no aluguel de imóveis, que administram o pagamento de aluguel ao proprietário, e utilizam a assinatura digital, este procedimento se tornou uma tendência. A imobiliárias tradicionais perceberam que investir nesta tendência para o procedimento de locação é uma excelente forma de apresentar um diferencial para o seu cliente, assim o futuro inquilino pode fechar o negócio a qualquer hora e em qualquer lugar, sem ter a necessidade de idas ao cartório, através de um processo que pode ser feito pelo computador ou pelo smartphone.
Como funciona a assinatura digital? Assinatura digital, será que eu devo implantar na minha imobiliária? Mas muitos clientes não confiam no digital?
A assinatura do contrato é sem dúvida uma das etapas mais burocráticas de uma transação imobiliária. É preciso reunir as partes: locador/locatário, fiadores, e reconhecer firma, visitar cartórios e conseguir entregar um contrato devidamente assinado e validado. Este tempo perdido em burocracia é ruim tanto para a imobiliária quanto para o cliente. Estas empresas normalmente permitem que você faça o upload do contrato em um portal eletrônico, para que as partes tenham acesso digitalmente e possam assinar. Tudo é feito online, sem necessidade de impressão ou da presença/assinatura física de algum envolvido.
Para gerar assinaturas digitais, a pessoa que assina deverá procurar uma Autoridade Certificadora (AC). É uma entidade pública ou privada, subordinada à hierarquia da ICP-Brasil, responsável por emitir, distribuir, renovar, revogar e gerenciar certificados digitais. O Certificado Digital é um documento digital que comprova que uma chave privada pertence a determinada pessoa, e assim é gerada a assinatura digital.
Resumindo após a proposta ser aceita pelo proprietário e o inquilino, e a análise de crédito ser confirmada, a empresa gera o contrato, que é encaminhado para as partes envolvidas na negociação. Uma vez assinado, o contrato é fechado. Dependendo do caso, a locação é validade em até 12 horas, e o mais importante, sem custo para o cliente. É importante lembrar que ao migrar para o sistema, não significa eliminar o método tradicional. A maioria das administradoras mantêm os dois formatos, dando mais opções para o cliente.
Mas não vejo muita gente usando, será que vai pegar?
Assinatura digital já é usada na maioria dos contratos imobiliários nos EUA. Estamos na era do crescimento exponencial, e ela está ditando o ritmo da nossa sociedade. Nos EUA uma das maiores redes imobiliárias confirma que 80% dos contratos imobiliários são assinados eletronicamente; no Brasil, esse número chegou a 30% em menos de três meses de utilização. Além de reduzir o tempo entre transações este novo formato está realizando transformações na forma de realizar negócios. A média de tempo no processo tradicional é de 9 dias para validação de um contrato, no novo processo digital em até 24 horas, o contrato está validado.
Assinatura digital nos contratos e a legislação.
Será que tenho garantias legais para os contratos de locação e venda?
Estes contratos ainda não possuem uma legislação própria, mas podem ser realizados de maneira mais segura, mediante a utilização das assinaturas digitais e têm os respaldo legal, da Medida Provisória nº 2.200-2/2001, que garante a realização de transações eletrônicas seguras, além de instituir a Infraestrutura de Chaves Públicas do Brasil (ICP-Brasil), órgão que regulamenta as já citadas Autoridades Certificadoras.
Basicamente, a assinatura digital é um subtipo de assinatura eletrônica, que usa certificados digitais (e-CNPJ ou e-CPF) como um dos pontos de autenticação do signatário. Esse certificado seria equivalente a um reconhecimento de firma, já que precisa ser emitido por uma entidade certificadora. A assinatura eletrônica é mais simples e abrangente, qualquer pessoa pode assinar, não precisando pagar para a emissão de um certificado digital.
Tentamos responder algumas dúvidas que a maioria tem antes de migrar para o método
Como funciona a assinatura digital?
Vamos tentar primeiro entender o conceito: assinatura/firma digital, funciona como um substituto da assinatura física. Tem validade jurídica é equivalente a uma assinatura de próprio punho. É importante entender que a tecnologia utiliza a criptografia e vincula o certificado digital ao documento eletrônico que está sendo assinado. A assinatura digital é simplesmente uma versão moderna para o método de identificar-se em um documento. Ela dá garantia de integridade e autenticidade a arquivos eletrônicos.
Atenção: Assinatura digital não é o mesmo que assinatura eletrônica! A assinatura eletrônica é qualquer mecanismo, não necessariamente criptográfico, para identificar o remetente de uma mensagem eletrônica.
Destacamos os principais Pontos Positivos
• Elimina o processo manual de coleta de assinaturas, remessa e gestão de documentos físicos e reconhecimento de firmas;
• Reduz o tempo para o fechamento do negócio simplificando os processos;
• Agiliza a formalização dos documentos;
• Redução de custos;
• Permite atuar de forma sustentável, já que reduz os gastos com papéis e tintas;
• Permite que contratos sejam assinados a longa distância, sem ser necessário a presença física de todos os envolvidos.
Abaixo um quadro comparativo entre a assinatura digital e assinatura eletrônica
Como posso implantar este processo na sua imobiliária?
Além de ser uma área em constante evolução, existem diferentes métodos, por isto antes de tudo consulte seu departamento jurídico, e tenha em mente que o ideal é procurar uma empresa especializada e certificada pela ICP-Brasil.
Com uma boa plataforma, todo o processo é feito com muita rapidez e de forma intuitiva. Basicamente o passo a passo é simples e em geral envolvem os seguintes procedimentos.
1 – Você faz o upload do documento, normalmente pode ser um arquivo do Word, PDF.
2 – Adiciona o nome e endereço das pessoas que precisarão assinar o documento, entre outros que devem acompanhar o processo. Se necessário você especificar a ordem em que as assinaturas devem ser realizadas.
3 – Para finalizar, são adicionados os campos (padrões ou personalizados) que serão preenchidos pelos signatários, além tags indicativas do local da assinatura, da inclusão de iniciais ou data.
4- Agora é só enviar para os destinatários, que receberão um link para proceder com a assinatura. Quando o processo for encerrado, o arquivo será automaticamente armazenado de forma segura. Após este processo, tanto remetente quando destinatários têm acesso ao conteúdo on-line, podendo fazer download e imprimir.
Neste artigo, falamos sobre novas forma de se validar um contrato de locação ou venda, tentamos esclarecer ainda a diferença entre assinaturas eletrônicas e digitais. Há muitas plataformas que podem ajuda-lo nesse processo, e lembramos o quanto é importante você envolver seu departamento jurídico no processo.
E você leitor, já utiliza o contrato eletrônico? Gostaria de utilizar, mas tem receio? Compartilhe com a gente sua opinião, deixe um comentário;
Rose
Eu gostaria, pois deve ter um alto custo até tudo funcionar como se deve, já assinei contrato de compra de móveis planejados *digital*, tudo por conversa em smartphone e email, foi rápido e fácil.
Mario Torres
Muito boa as dicas vou aprofundar para saber melhor e implantar o sistema digital
Marcelo Haas Fulcher
Gostaria da indicação de uma empresa que faz esse serviço, quero colocar na minha imobiliária obrigado.
Aylton Cesar Grizi Oliva
Perguntei sobre dados do curso (local, data/horário/valor etc mas não obtive respostas positivas/concretas…
Alexandre Barbosa Maciel
Comecei a utiluzar a assinatura eletrônica através da CAE – Chave de assinatura eletrônica e me tornei representante de uma certificadora. O processo é simples e livra as partes de ter que ir ao cartório para reconhecer a firma em contratos e vistorias e de arquivarem papelada. O custo é de R$79,00 por 3 anos, com assinaturas ilimitadas. Os interessados podem ligar ou passar mensagem pra mim no 81.99952.9974 TIM e Zap) ou passar e-mail para alexandrebarbosamaciel@hotmail.com, que eu envio o convite pra você.