Como o marketing digital pode ajudar a sua imobiliária?
Como o marketing digital pode ajudar a sua imobiliária?
O marketing digital é um conjunto de estratégias utilizadas por empresas dos mais variados segmentos, pois ele ajuda a construir a presença da marca na internet, o principal meio de comunicação atualmente.
Com as imobiliárias não é diferente, tendo em vista que o consumidor moderno utiliza as ferramentas digitais para pesquisar imóveis, tanto para comprar quanto para alugar.
Sendo assim, o alto valor agregado de uma casa ou apartamento, a jornada de compra é muito mais longa.
Afinal, isso envolve muitas questões, além de uma grande quantia, com o aluguel, também não difere, pois, trata-se do lugar onde alguém vai morar.
A criação de empreendimentos imobiliários envolve valores altos e investir em marketing é uma necessidade para fazer com que essas propriedades sejam vistas pelas pessoas e despertem o interesse delas.
O marketing digital reúne estratégias que atendem todo tipo de mercado, mas, para as imobiliárias, é um grande diferencial, além de ser uma necessidade. Por isso, é fundamental começar a investir em suas práticas o quanto antes.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar como o marketing digital pode ajudar as imobiliárias e mostrar algumas estratégias importantes. Acompanhe.
A relevância do marketing digital para imobiliárias
O mercado imobiliário enfrenta vários desafios, como uma jornada de compra longa e as mudanças no perfil do consumidor, que está cada vez mais exigente e atento.
Comprar um imóvel não é apenas uma questão de aumentar o patrimônio, mas uma aquisição que está diretamente relacionada ao estilo de vida do consumidor, sua família e outras necessidades que envolvem o investimento.
Toda organização, como uma empresa de hidrojateamento de fachada, precisa ser protagonista de sua marca e atender às necessidades das pessoas e o consumidor só compra quando confia no estabelecimento.
A mesma situação se aplica às imobiliárias, mas elas precisam cuidar ainda mais do processo de compra porque esse investimento não acontece da noite para o dia.
Geralmente, essas empresas costumam investir em marketing digital quando as obras já avançaram um pouco, mas o mercado está cada vez mais competitivo e o marketing assume um papel que fortalece o trabalho de vendedores e corretores.
É comum ver as imobiliárias e construtoras reservando uma verba para o lançamento das construções, considerando a flutuação das vendas. Nesse mercado, as estratégias digitais ajudam a gerar leads e aumentar a base de contatos.
Antigamente, isto costumava ser um grande desafio, mas o consumidor acessa o Google, procura aquilo que deseja saber sobre determinado imóvel e quando encontra algo de seu interesse, deixa algum tipo de contato.
Preparar a propriedade para atrair os compradores, com cuidados como pintura de fachada de casas simples, é fundamental, mas também é crucial saber trabalhar com iniciativas digitais que vão atrair os potenciais clientes.
A partir disso, a empresa promove iniciativas que vão ajudar o consumidor a atravessar a jornada de compras e acelerar o processo das vendas.
Para aproveitar todo o potencial do marketing digital, é fundamental saber investir nas estratégias certas.
Estratégias de marketing digital para imobiliárias
Não existe uma fórmula única para fazer marketing digital, mas algumas estratégias são fundamentais para as imobiliárias. São elas:
Criar um site
O primeiro passo para começar a investir em marketing digital é criar um site profissional, que reúna todos os elementos necessários para o sucesso da imobiliária, como:
- Boa usabilidade;
- Fácil acesso;
- Imagens de qualidade;
- Conteúdos de valor.
O portal precisa valorizar o negócio, pois é assim que o cliente vai perceber a imobiliária como uma referência naquilo que faz.
Nesse contexto, vale a pena investir em personalização por meio de domínio próprio e o uso da logomarca.
Investir em SEO
Não basta apenas criar um site, é necessário fazer com que ele seja visto pelos usuários, e a estratégia usada para isso é o SEO (Buscar Engine Optimization), um conjunto de ações que vão colocar sua página nos primeiros resultados de pesquisa.
Quando o consumidor procura algo na internet, como empresa de limpeza final de obra, vai clicar nos primeiros links que aparecem nos resultados, ou seja, se você quer que seu site receba visitas, precisa investir em SEO.
É importante dizer que essas estratégias demoram um tempo para fazer efeito, mas sem elas, é praticamente impossível conseguir posicionamento orgânico.
Mesmo que a imobiliária possa investir em anúncios patrocinados, as estratégias orgânicas precisam estar presentes para construir a credibilidade e a relevância da empresa.
Criar conteúdos de valor
Hoje em dia, o consumidor moderno não quer saber apenas o preço de um produto ou serviço, ele procura informações mais aprofundadas sobre as soluções, algo ainda mais relevante quando se trata do mercado imobiliário.
No caso de uma empresa de serviços de encanador, por exemplo, ela precisa mostrar que consegue ajudar o usuário. Para as imobiliárias, isso é ainda mais importante, tendo em vista o longo processo de compra e locação de imóveis.
Os conteúdos mostram que seu negócio é capaz de ajudar as pessoas, além de educá-las em relação ao seu mercado, e é justamente isso que conquista a confiança do visitante e melhora o relacionamento com o consumidor.
Estar presente nas redes sociais
O Brasil é um dos países que mais utilizam as redes sociais, portanto, estar presente nelas é estar mais próximo do seu público.
Tudo o que a imobiliária precisa fazer é escolher as plataformas onde essas pessoas estão presentes e começar a construir um relacionamento com elas.
Muitas empresas, como uma loja de persiana rolo pronta, utilizam as redes sociais para melhorar seu atendimento ao cliente.
Elas também ajudam a compartilhar os conteúdos publicados no site, divulgam os imóveis e ainda possuem opções de anúncios pagos que ajudam a alavancar as vendas das propriedades.
Criar um blog
Atualmente, a maioria das empresas utilizam o blog para veicular seus conteúdos em uma plataforma exclusiva para esse tipo de publicação.
O site institucional é voltado para questões comerciais, mas o blog é a plataforma que as pessoas vão acessar para esclarecer suas dúvidas e consumir conteúdos relacionados ao mercado imobiliário.
Nele, a empresa pode publicar um material que conte um pouco mais sobre o bairro onde determinado empreendimento está sendo construído, dar algumas dicas para o momento da mudança, entre outros assuntos pertinentes.
Vantagens do marketing digital
Por meio do marketing digital, as imobiliárias têm acesso a uma série de vantagens que valem apenas ser compartilhadas.
Em primeiro lugar, é uma forma de aumentar o reconhecimento de marca, algo muito importante para os consumidores modernos que procuram negócios confiáveis, antes de comprar.
Não importa se ele precisa de tela de proteção para janela de banheiro, uma peça de roupas ou uma casa, confiar na marca é essencial.
Por isso, o site precisa ser seguro e contar com conteúdos educativos, pois é assim que a companhia mostra seu domínio em relação ao segmento e consegue auxiliar o cliente.
Outra vantagem é o fato de que as estratégias digitais aumentam o engajamento e, consequentemente, as vendas. Tudo precisa ser bem planejado, estruturado e mensurado, o que melhora a conexão com o público.
Atualmente, qualquer negócio que queira ser visto precisa estar na internet. As redes sociais e plataformas de streaming superaram a TV.
Lembrando que uma empresa de zeladoria pode investir em marketing offline, mas as práticas digitais vão levá-la ao público certo e no momento mais apropriado.
Em outras palavras, além de ser visto por mais pessoas, o negócio será encontrado para aquelas que realmente têm potencial para comprar ou alugar um imóvel.
Ademais, chega a ser estranho para as pessoas não encontrarem qualquer empresa na web. Você mesmo, como usuário, pode fazer uma pesquisa sobre qualquer empreendimento e verá que ele possui um site e um perfil nas redes sociais.
Depois disso, que vai começar a ver anúncios e pode até mesmo receber um e-mail dessas empresas. É assim que elas se tornam conhecidas por mais pessoas e melhoram sua competitividade.
Nesse contexto, ao trabalhar boas práticas de marketing digital, uma empresa de lavagem e impermeabilização de estofados será reconhecida pelo seu público e lembrada todas às vezes que as pessoas precisarem de seus produtos e serviços.
Considerações finais
Sendo assim, vender ou alugar um imóvel é um processo novo, que envolve muito trabalho e outras questões pertinentes. Mas, ele fica muito mais fácil quando as estratégias de marketing digital são trabalhadas do jeito certo.
Elas levam a imobiliária ao conhecimento de mais pessoas e elas encontram o tipo de imóvel que procura para alugar ou comprar. Seu negócio encontra as pessoas certas e tem mais chances de fazer boas vendas.
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Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.