O marketing imobiliário mudou. O que mudou? Como acompanhar estas mudanças.
O marketing imobiliário mudou. O que mudou? Como acompanhar estas mudanças.
Revelando o marketing imobiliário: um passo a passo para você gestor
Não há como negar todas as mudanças ocorridas. O importante é entender como você poderá tirar proveito destas mudanças. Seja por consequência da mudança de comportamento do consumidor, seja pelas novas ferramentas e o advento do marketing digital. Como profissional da área estratégica, posso assegurar, que a estratégia focada em resultado é uma das poucas variantes que não se modificou.
Neste contexto, gostaria de convidá-lo para juntos tentarmos compreender estas mudanças. Este é um primeiro artigo de uma série de quatro artigos. Vou tratar cada tópico que considero importante na gestão de marketing para imobiliárias. E que poderão ajudá-lo como gestor a direcionar suas estratégias de mídia.
As novas mudanças no marketing imobiliário
Os gestores de imobiliária que antes anunciavam em mídia off (jornais e rádios), ou portais, hoje sabem que podem fazer a diferença se souberem utilizar as ferramentas e opções do marketing digital. Mas alguns não sabem nem por onde começar.
Além das mudanças naturais de evolução e comportamento do consumidor, nos deparamos com anos atípicos, nada pode se comparar ao que estamos vivendo. Por isso estas transformações que vinham se desenhando de forma lenta e gradual foram aceleradas. Com as muitas limitações da pandemia, por consequência muitos se viram obrigados a migrarem seu marketing para as redes sociais e google. Todavia, infelizmente nem todos estavam preparados para estas mudanças.
Marketing digital no marketing imobiliário
O marketing imobiliário é impactado pelo contexto, compreender as variáveis. Entender esse contexto em que sua imobiliária está inserida, é parte de um plano de marketing. Por isso, como profissional de marketing, entendo que a leitura deste novo cenário instável, e com o uso das novas ferramentas digitais, fez com que o planejamento de marketing se tornasse complexo, devido a uma série de novas ferramentas que se não bem compreendidas em suas funções, não trarão o resultado esperado.
Quando falamos em Marketing Digital, falamos do marketing realizado em ambiente digital que se utiliza de ferramentas digitais como redes sociais, e-mail marketing, sites, plataformas. Dentro desta nova realidade, a previsibilidade a médio e longo prazos, fica praticamente impossível. E é neste momento que o marketing digital pode fazer toda a diferença, pois nos permite reagir rapidamente, desse modo mudando estratégias de campanhas. Bem diferente dos tempos do off line, quando os anúncios eram caríssimos e as campanhas desenhadas com antecedência.
Resumindo
Este ambiente digital permitiu que as empresas se aproximassem mais de seus públicos. No entanto as ferramentas não garantem uma comunicação eficaz. Ou seja, a estratégia de comunicação é a parte mais importante do seu plano de marketing.
Nesta série de artigos vamos falar dos principais pontos, que você como gestor não precisa operacionalizar. Entretanto, precisa entender para coordenar o trabalho da sua equipe, e dirigir sua comunicação de tal forma que seja possível aproveitar todas as vantagens do marketing digital para a sua imobiliária.
Este é o primeiro artigo de uma série de quatro. Pretendo abordar as bases do conceito do marketing digital, de forma a orientar gestores de imobiliária, ao passo que possam desenvolver suas estratégias de marketing, baseados nas técnicas e ferramentas disponíveis.
Fique atento aos principais canais de comunicação para sua imobiliária
Este é o primeiro artigo da série que faço para você gestor de imobiliária. Trabalho já há mais de trinta anos no marketing, e há mais de 10 anos diretamente com o mercado imobiliário.
No próximo artigo faremos uma análise rápida dos principais canais de comunicação. Como eles podem ajudá-lo na sua estratégia de marketing.
Que tal fazer uma anotação! Quais são os seus principais canais? Dê uma ordem de importância a eles, seja pela captação de lead ou conversão. Enumere suas redes sociais, seu blog, seu canal do youtube.
Clique aqui para ler o artigo 2:
Os 6 canais de comunicação mais utilizados por imobiliárias
Saiba onde seu cliente está para poder se comunicar com ele.