Novos tempos para o Mercado Imobiliário
Novos tempos para o Mercado Imobiliário
É insanidade continuar agindo como sempre e querer resultados diferentes.
Nunca este chavão foi tão verdadeiro. Vivemos novos tempos em que tudo muda rapidamente, invenções se tornam obsoletas em menos de 05 anos, o cliente muda suas necessidades e expectativas freneticamente e este ritmo intenso ameaça a sobrevivência de praticamente todas as empresas que não são capazes de se transformar.
No entanto, as mudanças sempre causam desconforto e falar em mudanças dentro de uma empresa é também falar em resistência por parte da equipe, tanto de dirigentes quanto de dirigidos. Na época atual, é imperativo se adaptar, e cada vez mais rápido.
Em meio a tanta complexidade e incerteza a gestão tornou-se vital para os negócios. Saber administrar seus recursos e potenciais nesses novos tempos, desenvolver atitudes ativas e não viver de maneira passiva é vital para a sua empresa.
Com este cenário onde muitos enxergam o caos, nós construímos as oportunidades. O momento não é para tomar chá: é para tomar remédio.
Precisamos eliminar as desculpas, estudar e aplicar técnicas para que o gerenciamento dos negócios entre em sintonia com este novo tempo. Estamos diante de um cliente muito mais cauteloso, que pensa antes do fechamento de negócio. Percebemos que muitas propostas não são levadas adiante, o que exige uma nova atitude dos gerentes de vendas da imobiliária, além da atenção do proprietário gestor como um todo (locação e venda).
Foi-se o tempo do corretor demonstrador, aquele que apenas mostrava um imóvel para um cliente que queria comprar. O cliente hoje tem mais informações, está mais cauteloso e sabe o valor do seu dinheiro. Por outro lado, está cada vez mais difícil para as imobiliárias manterem a fidelidade de seus corretores mais capacitados, já que estes estão trocando de imobiliárias, optando por aquelas que apresentam melhor clima organizacional e que tenham mais ligações. É preciso entender que 35% dos negócios são perdidos na reta final da negociação, o que aumenta a necessidade de controles mais efetivos do funil de vendas. Por isso, a pressão tende a aumentar e mais do que nunca, é preciso estar preparado e preparar a equipe. O papel do gerente comercial e sua relação com a equipe é de vital importância no contexto atual.
Proprietários e gestores devem estar atentos e observar exemplos de atitudes das imobiliárias vencedoras. Captar e angariar com precisão e acima de tudo vender/alugar o que o foi captado, criando um fluxo continuo de negócios fechados, é uma das soluções encontradas.
Quais as atitudes a serem tomadas pela diretoria para voltar a crescer tanto no que tange a locação quanto na venda de imóveis? Esta e outras perguntas devem ser feitas constantemente, assim como aproveitar o período para se preparar através de treinamentos que possam influenciar no comportamento tanto motivacional quanto técnico da equipe.
Equipes bem preparadas sentem-se mais seguras para serem mais agressivas e a agressividade será decisiva em um momento em que o cliente não está seguro para tomar decisões.
Roberto Zuim
Esse comentário é um retrato da realidade…fica a pergunta: como solucionar essa nova situação?
Rosalvo Barreto
Olá Roberto , primeiramente fico muito feliz de vc fazer parte de nossos assuntos no blog. Bom, o que percebo, não me leve a mal, mas é que hoje o papel do líder é importante, mas o papel do gerente, aquele que controla, cobra, verifica e fica em cima é primordial. Não se preocupe, se sua imobiliária estiver voltada ao gerenciamento dos contatos, tenha certeza que vc chegará lá. Super abraço, felicidades e sucesso.