Planejamento para Imobiliária: Passo a passo
Planejamento para Imobiliária: Passo a passo
Final de ano é sempre a mesma coisa, não é mesmo? Só se fala na importância de um bom planejamento para iniciar o ano seguinte com segurança, metas e objetivos traçados. Muitos donos de imobiliárias acreditam que o planejamento para imobiliária é coisa para grandes empresas. E mais: que na pequena e média o negócio é assim mesmo – apagar incêndio todos os dias. Mas não é verdade. Quando os recursos são pequenos, se faz necessário ainda um bom planejamento. Isso porque, ele garante que não haja desperdício e que seja empregado para atingir os objetivos traçados.
Planejar é uma das principais funções de um gestor e o final do ano é o momento em que todo gestor vai se deparar com a necessidade empresarial de realizar algum tipo de planejamento para o ano que se inicia. Donos de imobiliárias e gestores já ouviram falar do Planejamento estratégico, um dos mais citados, mas essa é apenas uma opção que pode ser desmembrada em outros tipos de planejamento. Assim, é importante é entender que existem diferentes planejamentos para diferentes finalidades.
Quais são os principais tipos de planejamento que uma imobiliária pode desenvolver?
Uma boa forma de entender os diferentes tipos de planejamento é pensar nos períodos que iremos definir os planos de ações na imobiliária. Existem ações que são executadas durante a rotina diária ou semanal, e outras que se completam em meses, e as relacionadas ao sucesso da empresa como um todo, e que definem atuação por longo prazo, durante anos.
Em suma, para planejar é preciso pensar a curto, médio e longo prazo!
Desse modo, os planejamentos podem ser definidos como operacional, tático e estratégico.
Vamos detalhar cada um deles, para que você entenda como ocorre um desdobramento – do mais amplo para o mais específico. Neste artigo faremos um breve relato sobre cada um, e nos artigos seguintes, você poderá ir mais fundo e baixar modelos de planilha ou indicação de plataformas que possam ajudá-lo, o mais importante é você estar decidido a planejar o seu sucesso, com foco em um 2022 mais seguro e rentável.
1- Estratégico
Pensar a longo prazo é motor do planejamento estratégico, e ele é responsabilidade dos gestores de alto nível. E normalmente se inicia com as definições de missão, valores e visão da empresa.
É no planejamento estratégico que você determinará os objetivos e decisões de longo prazo, e pode envolver ações para os próximos dois ou até dez anos.
É importante lembrar que objetivos e planos normalmente podem incluir: a entrada em segmentos diferentes, a melhoria de equipamentos ou plataformas, desenvolvimentos de novos produtos e serviços.
Para ajudá-lo na formulação existem ferramentas como a análise SWOT, a matriz de porte e a Matriz de Ansoff, essas ferramentas conseguem sistematizar seu pensamento de forma a deixar mais claro como a sua imobiliária atingirá os objetivos de forma lucrativa e sustentável.
2- Planejamento tático – ou gerencial
O Planejamento estratégico ajuda você a pensar a sua imobiliária a longo prazo. Ao concluir você terá definido metas de longo prazo, marcos para determinados objetivos e para quando alcançar as metas.
Para que você possa entrar em ação, você vai precisar de um modelo de planejamento que funcione a médio prazo. E esse papel cabe ao planejamento tático, que dará suporte ao planejamento estratégico.
Se o planejamento estratégico define as metas gerais do negócio, no planejamento tático definirá metas para cada área da empresa. Por isto cada departamento poderá ter o seu: planejamento tático de marketing, vendas, locação, financeiro e RH.
- No próximo artigo do Planejamento de Marketing, você encontrará mais detalhes, ferramentas e modelo de planejamento.
- Baixe aqui um infográfico com os 06 passos para definir a estratégia da sua imobiliária
- Baixe aqui 7 MÉTRICAS E 3 INDICADORES DE DESEMPENHO QUE PODEM SALVAR A SUA IMOBILIÁRIA.
3- Planejamento operacional ou Plano de Ação
Os planos operacionais são responsáveis pelas coisas que precisam acontecer no dia a dia. Ou seja, na tomada de decisões e ações práticas.
Este tipo de plano vai gerenciar o curto prazo, e está diretamente relacionado à gestão de processos. São criados para eventos ou atividades específicas, um passo a passo para as operações diárias da empresa.
Ele é importante pois tem o foco direcionado para colocar tudo que foi pensando em ação. Sem ele, planejamentos estratégicos ou táticos tendem a ficar na gaveta.
E deve responder às seguintes questões: o que será feito, como será feito, quem é responsável, qual é o prazo, e quais são os custos estimados.
Agora que você entende quais são os tipos de planejamento para a sua imobiliária, nos próximos artigos falaremos mais a fundo e apresentaremos modelos de ferramentas e planilhas para ajudá-lo no desenvolvimento dos seus planejamentos.
Pense nestes três tipos de planejamento como uma engrenagem que resultará no cumprimento do que foi pensado e planejado. No próximo artigo do Planejamento de Marketing, você encontrará mais detalhes, ferramentas e modelo de planejamento. Clique aqui para ler