Qual o futuro da sua imobiliária?
Qual o futuro da sua imobiliária?
Você já fez seu exercício de futurismo para a sua imobiliária?
Como será a imobiliária do futuro?
O que você acredita que irá mudar e o que vai permanecer?
Segundo dados da Consultoria Standard & Poor, “há apenas meio século, a maioria das empresas permanecia na lista das 500 maiores por 65 anos, hoje sobrevivem por cerca de dez”.
O que isto significa para você e a sua imobiliária?
As mudanças ocorrem cada vez de forma mais rápida, um bom exercício é pensar qual era imobiliária líder na sua cidade há cinco anos, dificilmente será a mesma, e mesmo que seja, o quanto ela mudou como empresa? Muito além dos celulares a revolução tecnológica trouxe mudanças significativas na relação entre consumidor e fornecedores. Há algum tempo bastava ofertar seu produto e serviço com preço, qualidade e atender bem o cliente. Quase não se falava da importância da marca. Hoje estes requisitos são apenas obrigação. Como se destacar? Como usar as ferramentas tecnológicas, pensar e se adiantar as necessidades do seu cliente? São hoje as grandes preocupações do empresário inovador.
Inovação no mercado imobiliário
Inovação não pode ser mais uma figura de retórica, ela deve estar refletida nos seus serviços, produtos, e posicionamento no mercado. É preciso se perguntar todos os dias: O que posso fazer pelo meu cliente hoje que o surpreenda? E no mercado imobiliário não é diferente, garantir um bom atendimento é o que todos os seus concorrentes estão no mínimo tentando. Se uma imobiliária está buscando sua reestruturação, deve pensar que como prestadora de serviço, o seu sucesso depende da sua equipe, e esta depende de uma boa gestão imobiliária. Você deve estar se perguntando, e onde entra a tecnologia? A tecnologia é uma ferramenta desenvolvida para auxiliar os processos de atendimento, oportunizar novos serviços, facilitando processos em larga escala, mas ela não substitui o contato pessoal, a importância da credibilidade e a confiança.
Ter uma visão estratégica do seu negócio significa acima de tudo ter uma visão clara da sua imobiliária, e da posição dela no mercado e onde ela quer chegar. É também conhecer o seu cliente e adiantar suas necessidades para poder atendê-las. Não é apenas o mercado e a concorrência que podem trazer problemas, muitas empresas foram vencidas não pela concorrência, mas pela mudança de comportamento do consumidor. Um caso reconhecido como sucesso no mundo todo é o da NINTENDO, que se iniciou como uma empresa que ofertava baralho, e evoluiu para uma empresa que ofertava entretenimento, se adequando a era digital. Esta decisão garantiu a empresa não só a sua manutenção, mas também seu crescimento, e ainda hoje está entre as 8 maiores de games do mundo. Com as imobiliárias não será diferente.
Você já pensou e definiu claramente qual é o seu negócio?
O que espera o seu cliente?
Quais as oportunidades de negócios possíveis para rentabilizar ainda mais a sua empresa?
Em empresas que prestei consultoria, através desta visão aberta, conseguimos implantar diferentes serviços com sucesso. Dos mais conservadores e lógicos como o de seguros, reparos, e Administração de Condomínios, a algo inusitado e inovador como o serviço de Personal Organizer, este que foi uma oportunidade de negócio identificada pela esposa do proprietário, que iniciou seu trabalho porque não gostava da aparência das portarias dos condomínios, e sabia que isto acabava influenciando no encantamento do cliente. Ao iniciar o trabalho de limpeza, percebeu ainda a necessidade de treinamento de funcionários domésticos para uma melhor qualidade de atendimento, a partir daí sua empresa cresceu, tornando se uma das maiores empresas de formação de Personal Organizer, hoje ela presta consultoria na área e está publicando um livro e atuando como palestrante.
A tecnologia poderá ainda ajudá-lo a ir além do lead. Um bom sistema de gestão que possibilite tornar seu negócio escalável, que identifique padrões, e trace relatórios gerenciais confiáveis. Hoje também é possível perceber sua presença na divulgação. Anúncios com geolocalização são considerados básicos, alguns mais inovadores já se utilizam da realidade aumentada, a placa virtual, e a fotografia com drone. Todas estas inovações devem ser analisadas por você e poderão ser de grande valia no sua busca por inovação.
O segredo para identificar um novo negócio está no seu cliente, é pensando em como atender suas demandas que podemos chegar à identificação do que pode ser uma nova possibilidade de negócio para a sua imobiliária. A partir de hoje, ao fazer o seu exercício de futurismo lembre-se de multiplicar por 3, o número de imóveis que você tem, este é provável o numero de clientes que você atende, e certamente eles têm demandas de produtos e serviços que podem ser atendidas por você, garantindo novas fontes de receita.
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Vitor Sansana
Ótimo artigo!!!
Essa é a leitura de negócio futuro e ter como base para um planejamento sólido.
GUSTAVO
INTERESSANTE