Redesenhando a Imobiliária, um exercício de futurismo.
Redesenhando a Imobiliária, um exercício de futurismo.
REDESENHANDO A IMOBILIÁRIA, um exercício de futurismo.
Inspirado nas tendências por Faith Popcorn
A pergunta que você deve se fazer é: Como posso usar desta tendência para desenvolver produtos e serviços que estejam nos sonhos dos meus clientes?
Prever tendências de mercado parece simples, mas como mapear o impacto do futuro no seu negócio e aproveitar estas tendências? Faith Popcorn é conhecida como “A Nostradamus do Marketing”, seu trabalho consiste em analisar comportamento do consumidor e suas influências no mercado de consumo. Baseamos nosso trabalho nas recentes pesquisas, somado a outros dados do mercado, e aplicamos estas tendências no mercado Imobiliário, de forma a prever tendências de comportamento, e desenha negócios que podem se tornar um sucesso. É preciso abrir os olhos para o mercado, e isto representa entrar na mente de cada ser individual e descobrir que formas o inconsciente coletivo vai se efetivar nos produtos e serviços.
A transformação digital tem mudado a forma como fazemos negócios, com a chamada Quarta Revolução Industrial, na qual tecnologias como blockchain, impressão 3D, e inteligência artificial chegando, e revolucionando a maneira como nosso mundo funciona hoje, precisamos tentar entender e ter uma visão clara de posicionamento para adaptar nossos negócios, a este novo formato, e este novo consumidor.
O comportamento e o interesse dos consumidores estão mudando, e as empresas precisam entender os novos movimentos que se anunciam se quiserem continuar a falar com o seu público de modo eficiente. Consumidores estão ficando cada vez mais informados e autossuficientes, e buscam produtos diferenciados e novas experiências. Este consumidor “ultradinâmico” está impulsionando a transformação na sociedade e desafiando os antigos modelos econômicos.
Mas como acompanhar, ou melhor, prever as tendências de mercado?
Para ajuda-lo nesta jornada, resumimos aqui algumas tendências para o mercado imobiliário, além da análise do relatório, outros dados foram analisados, de forma a definir um perfil para o futuro do consumidor do mercado imobiliário, uma espécie confluência de fatores psicológicos, sociólogos, demográficos e econômicos, onde a opinião de diferentes especialistas tem as peças de um quebra-cabeça, e buscamos com este desenho formatar perfis de imobiliárias diferentes que poderão atender as necessidades deste novo consumidor.
Estas tendências de mercado foram baseadas no comportamento do consumidor em geral, estudos de mercado e relatório Faith Popcorn. Mas você pode descobrir as tendências. Ficar de olho na concorrência, acompanhar os principais dados e notícias sobre seu mercado e trocar experiências com outras empresas. Essas são algumas formas de antecipar e conhecer tendências.
Encasulamento
O impulso de ficar dentro de casa, quando o lado de fora se tornar muito difícil e ameaçador. Um número cada vez maior de pessoas está transformando suas casas em verdadeiros ninhos – fazem nova decoração, assistem filmes pela TV a cabo, utilizam a Internet para fazer compras e usam a secretária eletrônica para filtrar o mundo exterior. A segurança do lar é o que importa.
Há alguns anos fizemos um estudo, baseado na HSM, falamos sobre a tendências de condomínio e do síndico.
Desafio: Como está o seu site? Seu cliente pode resolver seus problemas sem sair de casa? E o seu blog? Você o está ajudando com dicas de decoração, e informação de serviços a domicílio?
Formação de clãs
Pessoas que compartilham interesses comuns, ideias, aspirações, vícios e lazer. Fazer parte de um grupo é algo para se orgulhar e interagir.
Desafio: Novas forma de morar. Cohousing, condomínios residenciais com casas individuais para grupos homogêneos (idosos, artistas, professores), Coliving , espécie de republica de adultos maduros.
Aventura da fantasia
Necessidade de escapadas emocionais para sair da rotina, buscando estímulos através do turismo, alimentação ou realidade virtual.
Desafio: locação de temporada vendida de forma atraente, com o uso de recursos visuais fortes e linguagem de sites de hospedagem, oferecendo a fantasia.
Pequenas indulgências
Necessidade que consumidores frustrados ou estressados sentem de gratificar-se emocionalmente através de uma recompensa mais acessível. Não podendo pagar uma viagem de um mês à Europa, passam uma semana no Rio de Janeiro.
Desafio: Novas forma de anunciar pequenos luxos, como piscina, área gourmet etc.
99 Vidas
O ritmo frenético e a falta de tempo forçam as pessoas a assumirem vários papéis a fim de lidarem com a vida corrida e altamente tecnológica.
Desafio: Ajude o seu cliente a ganhar tempo. Como está seu site, é possível tirar segunda via do boleto nele? Fazer reclamação ou informar problemas no imóvel? E para quem está alugando, é possível enviar documentação? Assinar contrato via-online?
Sair fora
Pessoas que trabalham, ao questionar o valor intrínseco de uma posição de poder, optam por uma vida mais simples, calma e satisfatória. O executivo que larga a carreira para montar uma pousada nas montanhas.
Desafio: ideal para imobiliárias que trabalham com imóveis de área rural, como chácaras e praia. Anúncios que transmitam esta mensagem.
Viver
As pessoas sabem que podem morrer devido ao seu estilo de vida – comer mal, fumar, respirar ar poluído, usar drogas. Por isso, estão se responsabilizando cada vez mais por sua própria saúde e bem-estar, procurando comer melhor, fazer exercícios físicos e relaxar com mais frequência, proporcionando assim uma melhor qualidade de vida.
Desafio: Condomínios clubes, com áreas de lazer, e anúncios que enfatizem este lado do empreendimento. O “imóvel como aposentadoria”. A medicina nos levará aos 90 anos, mas como pagar as contas? Seu cliente investidor sabe as vantagens do imóvel como alternativa de aposentadoria?
Lembre-se do seu público interno(endomarketing), seu funcionário, como está a qualidade de vida dele?
Volta ao passado
A saudade de uma infância despreocupada introduz um novo sentido de leveza nas nossas vidas adultas, na maioria das vezes, excessivamente sérias.
Desafio: A nostalgia que vem sempre acompanhada de “no meu tempo”, lugares físicos que remetam a este passado. O estilo retrô está em alta. Os negócios vintages, que têm a cara do passado, mercearias, barbearias, o velho estilo aperto de mão, e olho no olho, o relacionamento como base forte do negócio.
Consumidor vigilante
Consumidores que não toleram mais produtos de baixa qualidade, serviços ruins e mal atendimento querem empresas com maior grau de consciência e responsabilidade, pois podem manipular o mercado através de pressão, protesto e política, e as redes sociais que podem dar força e espalhar o mal feito.
Desafio: A importância do relacionamento, olho nas redes sociais e no que estão falando da sua empresa nelas. E cuidado com a “hora da verdade”, que é o quando o seu cliente confronta a sua “promessa” com o “serviço entregue”, deixe claro o que ele irá receber.
Queda de ícones
Os pilares da sociedade estão sendo constantemente questionados e rejeitados. Em quem e em que podemos confiar se perdemos a fé no governo, nas empresas, no casamento, nas lojas, nos heróis, na nossa própria família?
Desafio: Confiança, credibilidade são a base das relações. Qual a imagem da sua imobiliária? Quando o seu cliente pensa na sua marca, ele seria capaz de advogar por ela?
S.O.S. (Salve O Social)
A fim de proteger nosso planeta, ameaçado de extinção, precisamos redescobrir uma consciência social com base em uma mistura de ética, educação, meio ambiente e compaixão.
Desafio: Pensar em Empreendimentos sustentáveis, não é a única forma de ser sustentável. Sua imobiliária pode ainda assumir sua responsabilidade social através de ações e apoio a ONGs ou outras entidades de credibilidade na sua região.
Fiz um exercício de futurismo e redesenhei duas imobiliárias. Separamos um formato para uma imobiliária que tenha de 200 a 599 imóveis na carteira, e um outro para imobiliárias que tenham entre 300 e 599 imóveis na carteira. Neste desenho tento mostrar quais são as qualidades, posicionamento ideal, e formato de atendimento que cada uma deverá apresentar.
Como em cada crise haverá sempre uma oportunidade, o que vislumbro é um momento ideal para o crescimento das pequenas e médias, considerando que as imobiliárias que administram acima de 1000 imóveis serão as primeiras a serem atacadas pelos aplicativos.
Nestes dois modelos tento contrapor diferenciais que uma imobiliária pequena e média pode apresentar em relação aos aplicativos, e como estes diferenciais podem ser usados a seu favor. Fizemos também o guia da locação “Do aperto de Mão ao Aperto do Botão”, neste guia você vai encontrar os principais
pontos da locação e como você proprietário e gestor deve agir para garantir uma locação rentável.
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ANA CRISTINA
Seria bem interessante se o curso viesse também para santos
WELIDA PORTO
Este é o primeiro informativo seu que leio. Adorei. Parabéns !!
Denise Reinoso
Excelente artigo! Tudo terá mesmo que ser revisto, enfatizando-se os intermediários, que, à exemplo das agências de turismo, perdem sua primordial função.
NIVALDO MOURA
Achei muito interessante a visão que compartilho também. Estou há 4 anos no nordeste com foco em imóveis de Veraneio com alternativa de propriedade compartilhada e permutas de imóveis de Veraneio, tanto para locação de temporada como para troca propriamente, pergunto se está contemplando esse modelo de negócio na conta conferência prevista
Divane
muito bom
João Carlos
Bom dia !! Esse curso será algum dia
Ministrado em Goiânia?? Temos muito interesse nos assuntos abordados e acho que nos falta profissionais capacitados para esse tipo de “alerta”.