Gestão para Resultados: Entenda como pode transformar a sua imobiliária

Entenda como a gestão para resultado pode transformar a sua imobiliária - Rosalvo Barreto
Gerência Imobiliária / Gestão da Locação / Mercado Imobiliário

Gestão para Resultados: Entenda como pode transformar a sua imobiliária

Gestão para resultado, uma modinha ou uma ferramenta para o sucesso? 

Existem várias formas de gerir uma imobiliária, por isto quem busca um padrão que possa se aplicar a todas as imobiliárias nem sempre encontra resposta. São diversas as metodologias e ferramentas que podem ser aplicadas, e cada caso é um caso. Mas sem dúvida a busca por resultados positivos deve ser o foco.

Dentre as muitas ferramentas a gestão para resultado é um método bastante interessante, apesar de ser muito falado atualmente, na verdade, foi criado em 1950, e talvez a sua longevidade prove sua eficiência.

O conceito de gestão por resultados vem do inglês Management by Objectives (MBO) ou Management by Results (MBR).  Ele é uma forma de administrar o negócio que visa priorizar os resultados em todas as ações de todos os profissionais que nele atuam, objetivando a elevação do desempenho organizacional.

Mas o que é gestão para resultado em uma imobiliária?

Criada por Peter Drucker, a ideia é simples e baseia se em ter uma gestão orientada pela definição dos objetivos específicos em uma empresa. Segundo especialistas sua implantação adequada depende de três pilares:  transparência, objetividade e engajamento das pessoas.

Com os objetivos específicos definidos, eles são compartilhados com todo o time de colaboradores. Só assim, gestores e respectivos times conseguem organizar e trabalhar com eficácia. O objetivo final será sempre o aumento de desempenho da imobiliária. 

Aqui o grande diferencial é que a responsabilidade em atingir os resultados propostos é de todos e a liderança deve agir de forma mais participativa.

Em uma imobiliária significa que todos os departamentos andarão juntos, e estarão integrados com foco em obter o resultado planejado.

Resumindo as principais características da gestão por resultados na imobiliária.

Entenda os principais pontos da gestão para resultado e veja como ela pode acontecer dentro da sua imobiliária. 

  • O foco é no resultado e não nos procedimentos. 
  • A gestão é compartilhada e todos são responsáveis por atingir os resultados.
  • Todos os departamentos caminham juntos, e estão integrados e comprometidos para seja possível obter o resultado desejado.
  • Todas as unidades da empresa andam juntas e estão integradas para que seja possível obter o resultado desejado, cada uma contribuindo com sua tarefa.

Os métodos de gestão por resultados exigem o monitoramento dos resultados de forma constante para melhorar o desempenho e favorecer o crescimento.

Nesse tipo de gestão há uma proximidade entre funcionários e todos os níveis hierárquicos.

A implementação de gestão para resultados gera uma séria de melhorais para a empresa fazendo com que os objetivos sejam claros e precisos.

Para mensurar os resultados de toda a implantação é preciso verificar as informações qualitativas, o feedback dos profissionais e as métricas quantitativas.

Quais as vantagens da gestão para resultado para uma imobiliária?

Com uma liderança mais participativa e uma equipe com objetivos claros e metas definidas de forma colaborativa, os funcionários se sentem mais motivados, pois não estão apenas cumprindo ordens, mas envolvidos em todo o processo e sabem que sua participação fará toda a diferença.

Outro fator importante, é que durante este processo há uma tendência de melhoria da comunicação interna. Facilitando a interação entre os membros da equipe e surgindo como fundamental para o sucesso do empreendimento. Estas mudanças positivas, somadas ao comprometimento da equipe, a tendência é que a produtividade aumente.  

A gestão para resultados revoluciona a forma como a empresa atua no seu nicho de mercado trazendo vantagens comprovadas às empresas de forma que traz maior flexibilidade nos processos um melhor relacionamento corporativo interno e maior motivação entre os colaboradores.

Entendemos que a mensuração de resultados é primordial para uma gestão transparente e a verificação de resultado com bastante precisão. A partir disso cria-se um plano de ação para que ações corretivas sejam tomadas.

Esse processo é uma construção coletiva. Através dessa gestão sua empresa terá um aumento na produtividade auxiliando na obtenção de maiores resultados, proporcionando aos colaboradores um maior engajamento.

Empresas que optam por trabalhar dessa forma conseguem diminuir significativamente o turnover e, como consequência, retém os talentos. Isso porque o ambiente de trabalho se torna mais harmonioso e positivo.

Além disso, os gestores conseguem ter uma melhora significativa em relação à comunicação com suas equipes de vendas. Ou seja, os colaboradores se tornam mais produtivos e eficientes.

Outro benefício para quem estabelece a gestão por resultados é que há uma grande redução de riscos, porque a tomada de decisão se baseia em dados. Também há uma maior agilidade na tomada de decisão. Com isso, os resultados melhoram significativamente.

Dessa forma você desenvolverá um time campeão. Sabemos que as pessoas são diferentes e cada um tem uma característica. Por isso é importante conhecer o seu time individualmente. Ou seja, entender as qualidades e dificuldades de cada um para elaborar estratégias consistentes.

Quando falamos em ter uma equipe campeã estamos falando em cultivar a diversidade onde todos trabalhem em colaboração. Isso porque nenhuma empresa alcança o seu auge com o esforço de apenas uma pessoa, não importa o quão inteligente seja o administrador.

O trabalho em equipe destaca a habilidade do gestor em frente a equipe de vendas. Para haver trabalho em equipe, cada um dos membros deve aprender a se comunicar bem. Isso não significa apenas falar com eloquência, mas saber ouvir e entender o colega de trabalho.

Saber lidar com pessoas é a principal característica de um líder durante a gestão.

Na prática como implantar uma gestão para resultados na sua imobiliária.

Existem várias metodologias, e consultores especializados na implantação da gestão orientada para resultados. Mas vamos resumir alguns passos comuns para uma implementação bem-sucedida.

Empresários e gestores devem ter uma visão clara dos objetivos a serem atingidos. Revisar metas, índices anteriores, e verificar seu histórico pode ajudar a clarear.

A equipe precisa estar segura e ciente do seu papel para o alcance dos objetivos. É preciso reunir gestores e colaboradores e estabelecer os objetivos de cada um, com metas e prazos para a apresentação dos resultados. 

O monitoramento é essencial, avaliando o desempenho. Os prazos também devem ser acompanhados, é possível fazer isto através de reuniões para saber se os objetivos serão alcançados.

Recompensar: os colaboradores são recompensados por atingirem os resultados.

Lembre-se o sucesso da gestão por resultados, levará a sua imobiliária a enxugar custos, aumentar a produtividade da equipe, e todos sairão ganhando.

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